Atletas participaram de ações desportivas no ciclismo e corrida pedestre

Percursos variaram entre oito quilômetros de pisada e até 40 km de estrada sobre a bike.

Foto: Luciane Carvalho

Amantes dos esportes externos de resistência participaram de dois eventos sequenciais na manhã deste domingo (03), sendo uma corrida pedestre e, em seguida, o desafio ciclístico, esse intitulado “1° Desafio Ciclo Sílvio MTB”.

Ainda durante o alvorecer, centenas de desportistas rio-clarenses se reuniram em frente da Praça Central Domingos Briante, em São José do Rio Claro. Os percursos variaram entre oito quilômetros de pisada e até 40 km de estrada sobre a bike.

As inscrições foram gratuitas e ocorreram por meio de parcerias entre o grupo ciclístico Amigos do Pedal, membros do projeto Vida Ativa, empresários, colaboradores voluntários e o Poder Executivo municipal.

Conforme esclareceu um dos organizadores, Silvio Gomes, empresário na comercialização de bicicletas, a proposta foi aliar a contribuição econômica do município e a interação entre àqueles que compartilham da paixão sobre duas rodas.

“Tivemos parceiros importantes e pontuais na realização do evento. Fiquei muito feliz com o empenho dos participantes e colaboradores que acreditaram nessa ação. O resultado foi melhor que o estimado”, comemora.

A afirmação foi endossada pelo colaborador do Amigos do Pedal, Cesar Augusto da Silva Dornellas.

“Esporte é saúde, é economia, é socialização. O objetivo do encontro é promover as relações interpessoais, incentivar o uso sustentável do meio de transporte, bem como promover a prática saudável e desportiva da modalidade”, acrescenta.

Foi com esse intuito que os competidores seguiram o propósito. A magrela do profissional autônomo, Celso Franco, por exemplo, chamou a atenção pelo estilo diferenciado das demais. Apesar de um pouco mais pesada, a legítima senhora Monark, ano 77, demonstrou que ainda está em forma, o que serviu de incentivo aos demais participantes.  

“Essa é a primeira vez que participo. Fui meio no escuro, meio perdido, só acompanhado o pessoal. Mas no final deu tudo certo e até consegui passar a molecada”, explica.

De acordo com o secretário adjunto de Esportes, Edson Douglas da Silva, o objetivo é ramificar possibilidades de interações das atividades físicas, bem como avaliar sobre ações futuras da pasta.

“Foi um evento que surpreendeu pela quantidade de participantes. Foram cerca de duzentas pessoas envolvidas em ambas as categorias, tanto da pedestre quanto de mountain bike, com percursos em vias rurais. Tivemos, assim, uma prévia de como serão as atividades que disponibilizaremos no aniversário da cidade, em 19 de março. Com certeza teremos uma participação massiva também”, conclui.

* Fotos disponíveis na página oficial da Prefeitura no Facebook

Artigo anteriorPrefeito reivindica melhorias em infraestrutura de estradas e pontes do município
Próximo artigoSinfra-MT publica edital para pavimentação de 81 quilômetros da MT-492/MT-249