Curso de Socorrista é ministrado a profissionais da Saúde

Simulação de acidente de trânsito com vítima ocorrerá no Centro da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAS) promove um curso de Socorrista direcionado a profissionais que atuem no atendimento de urgência e emergência de São José do Rio Claro-MT. A capacitação, que tem duração de 40 horas, ocorre entre os dias 9 e 16 de novembro, quando, no final, haverá uma simulação de ocorrência de acidente de trânsito com vítima no Centro da cidade.

Dividido em duas turmas, cerca de 20 servidores, entre condutores de veículo de emergência, técnicos de enfermagem e enfermeiros, recebem instruções sobre segurança do local do sinistro, anatomia do corpo humano, nomenclatura de equipamentos para atendimento pré-hospitalar, sinalização correta para a ambulância, procedimentos diversos de várias formas de atendimento à vitimas de acidentes de trânsito, ferimento por arma de fogo e arma branca.

Conforme o instrutor, Marcio André Ribeiro, da LK Treinamentos de Nova Mutum, o objetivo é aprimorar os trabalhos de atendimentos com metodologia e procedimentos assertivos em situações adversas. Assim, os profissionais estarão seguros prestar socorro em ocorrências de resgate, bem como para minimizar os danos da vítima decorrente do trauma sofrido.

“O município de São José do Rio Claro ganhou um time de profissionais qualificados para atender com ênfase as ocorrências de acidentes de trânsito que vierem acontecer, deixando, assim, a população mais tranquila e certa de que o melhor será feito para garantir o salvamento e a sobrevida das vítimas”, ressalta.

Além de instrutor de Urgência e Emergência, Ribeiro é qualificado em Combate à Incêndio, Busca e Salvamento, Comunicação Técnica, Gerenciamento em Desastres, Resgate e Sobrevivência em Mata, Bombeiro Civil, Socorrista e Resgatista.

Para a secretária da pasta, Lilian Tavares, o curso de socorrista é essencial para que os profissionais estejam aptos a reconhecer as necessidades emergenciais do paciente, proporcionando o traslado seguro até o hospital.

“A equipe resgatista, desde o motorista, técnico e enfermeiro, tem que estar alinhada para prestar o socorro adequado em cada situação. A mobilização e o transporte da vítima deve ocorrer com total segurança para evitar lesões adicionais”, conclui.

FonteLuciane Carvalho
Artigo anteriorMunicípios receberão recomposição do FPM até novembro
Próximo artigoInfraestrutura finaliza imprimação asfáltica na entrada da cidade