Início Cidades Acrimat inclui São José do Rio Claro em maior programa itinerante da...

Acrimat inclui São José do Rio Claro em maior programa itinerante da pecuária de MT

Ação visa transmitir conhecimento técnico sobre bovinocultura de corte aos produtores de todo o Estado. Fotos: Divulgação/Marcus Mesquita

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) retoma no mês de março o “Acrimat em Ação”, maior programa itinerante da pecuária de corte mato-grossense e que proporciona conhecimento técnico sobre a bovinocultura de corte aos produtores de todo o Mato Grosso.

O Acrimat em Ação iniciará o ciclo de palestras em 07 de março, às 19h, no Parque de Exposições, em São José do Rio Claro, a 315 quilômetros a Médio-Norte de Cuiabá. O cronograma percorrerá um total de quatro rotas, que compreendem 19 municípios em oito regiões de Mato Grosso. A expectativa é de que 3,5 mil pessoas participem do programa, entre pecuaristas de pequeno, médio e grande portes, bem como lideranças empresariais do agronegócio. O término previsto é no dia 9 de abril.

Neste ano o programa é uma continuidade da 10ª edição, iniciada em 2020 e paralisada devido à pandemia do coronavírus. O objetivo de dar sequência ao programa nos mesmos moldes em que foi pensado em 2020 busca prestigiar as regiões que não foram contempladas anteriormente, informou o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Júnior.

“O Acrimat em Ação é uma referência para centenas de produtores, que veem neste programa uma oportunidade de obter maior conhecimento técnico, discutir problemas e soluções sobre a cadeia da carne, de modo a estimular o desenvolvimento da pecuária em Mato Grosso”, afirmou.

Em todos os municípios por onde o Acrimat em Ação passar será realizada a palestra “Pecuária de corte de sucesso: um caminho sem volta”, por meio da qual o programa levará informações técnicas e de qualidade para os produtores do estado, ao mesmo tempo em que proporcionará a troca de experiências entre os participantes.

Os palestrantes serão os doutores Flávio Dutra de Resende e Gustavo Rezende Siqueira, referências no ensino e pesquisa sobre a pecuária de corte.

O doutor Flávio Dutra de Resende possui vasta experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação de Alimentos para Animais. Já o doutor Gustavo Rezende Siqueira atua com pesquisa e divulgação de resultados na área de produção de bovinos de corte, com foco em sistemas de produção e nutrição.

A fim de evitar o contágio e a disseminação da covid-19 entre os participantes, serão respeitadas as orientações de saúde vigentes em todos os locais onde ocorrerá o Acrimat em Ação.

Além das palestras aos produtores, o Acrimat em Ação possibilitará que a Acrimat colete dados sobre a situação da cadeia produtiva da carne em Mato Grosso, a fim de traçar estratégias para fortalecer a atividade pecuária e manter o Estado como o maior produtor de carne bovina do Brasil.

O Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), FS Bioenergia, além da Nissan Saga.

Rotas do Acrimat em Ação

A Rota 1 será realizada entres os dias 7 e 12 de março e compreenderá as regiões do Alto Paraguai, Vale do Peixoto e Vale do Teles Pires. Serão visitadas seis cidades, sendo São José do Rio Claro, Guarantã do Norte, Apiácas, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Alta Floresta. Nesses locais as palestras serão realizadas pelo doutor Flávio Dutra de Resende e a expectativa é de que 1.080 pessoas participem dos encontros realizados nessa rota.

Já a Rota 2 acontecerá entre os dias 17 e 19 de março nas regiões Médio Araguaia e Norte Araguaia. Serão visitadas as cidades de Canarana, Ribeirão Cascalheira e Vila Rica. As palestras também serão realizadas pelo doutor Flávio Dutra de Resende e o público total esperado é de 435 pessoas.

A Rota 3 ocorrerá do dia 29 de março até 2 de abril nas regiões Vale do Peixoto e Vale do Arinos. Serão visitadas cinco cidades: Marcelândia, Colíder, Nova Canaã, Tabaporã e Juara. As palestras serão realizadas pelo doutor Gustavo Rezende Siqueira e a previsão é de participação de 990 pessoas durante todos os encontros.

A última rota, Rota 4, será realizada entres os dias 04 e 09 de abril nas regiões dos Vale do Arinos e Vale do Juruena e compreenderá os municípios de Brasnorte, Aripuanã, Colniza, Castanheira e Juína. As palestras também serão realizadas pelo doutor Gustavo Rezende Siqueira e o público total esperado é de 995 pessoas.

Sair da versão mobile